Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Blogue um mundo convergido


foto extraÍda do site iconexbrasil
     
Segundo Henry Jenkins, convergência vem a ser o fluxo de critérios através de múltiplos suportes mediáticos. Que convergência consegue definir trasnformações tecnológicas, culturais e sociais. Pode ser compreendida como processo tecnológico que une várias funções dentro de um mero aparelho.

     O que temos me nosso blogue, este que estamos vendo, senão convergência de muitos meios: da máquina de escrever e do papel, para um teclado evoluído podendo ser incluive sensível a toque, do papel, espaço limitado a espaço ampliado e com uso do hipertexto. Da fotografia analógica e dependente de meios físicos ao da imagem digital, manipulável, corrigível por softwares. Da convergência dos vídeos, de pequenas filmagens particulares a de cunho profissional, que passamos a incorporar no blog, antes limitada a espaço televissivos limitados. Da limitação da circulação de notícias a sua amplitude mundial. Das cores básicas a transformações em milhões de tonalidade. Da informação retraída ao repositório informacional ao alcance de todos.

      A reprodução informacional se multiplica e com elas novos recursos de busca ou pelo menos se ampliam os sistemas de pesquisa para bem promover a informação necessária a seu usuário, chegará o tempo que que a intenção de se pesquisar o sol, nos remeterá a um retorno de uma simples fotografia com a imagem do sol apenas - convergir.

     O que se tem na construção do bloque senão aplicação de muitas tecnologias, que se convergem em outras com a tendências destas em convergir novamente em outras que proporcionem condições do seus usuário usufluí-la de maneira mais adequada a suas necessidades.


REFERÊNCIA

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Cap. I. p 1- 29. 2008. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=133745 Acesso em: 06 dez. 2010.

ICONEXBRASIL. Foto Disponível em:  http://www.iconexbrasil.com/#Foto  Acesso em 11 dez 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário